Autor

O autor

Jornalista, Elio Gaspari nasceu em 1944 na Itália e chegou ao Brasil com cinco anos de idade. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro e, aos 19 anos, foi trabalhar no semanário Novos Rumos, editado pelo Partido Comunista Brasileiro e empastelado em 1964. Foi auxiliar do colunista social Ibrahim Sued, passando depois pelas redações de Diário de S. Paulo, revista Veja e Jornal do Brasil. Retornou à Veja em 1979 como diretor adjunto e, em 1988, tornou-se seu correspondente em Nova York.

Entre 2002 e 2004 lançou quatro livros sobre a ditadura brasileira. Dividida em duas partes, As ilusões armadas e O sacerdote e o feiticeiro, a série foi escrita a partir de entrevistas com dezenas de personagens da época e pesquisas em documentos inéditos. As ilusões armadas, que ganhou o Prêmio Ensaio, Crítica e História Literária de 2003 da Academia Brasileira de Letras, é formada pelos livros A ditadura envergonha e A ditadura escancarada. O sacerdote e o feiticeiro, focada na trajetória dos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, se compõe dos títulos A ditadura derrotada e A ditadura encurralada. A obra foi concluída com o quinto volume, A ditadura acabada, publicado em 2016.

Elio Gaspari é colunista da Folha de S.Paulo e de O Globo, e seus artigos são distribuídos para diversos jornais do país.